Autarquia apresenta projetos ambientais no valor de 3 milhões de euros

Quarta, 22 De Junho De 2016

O município da Batalha, no seguimento das suas prioridades de investimento para as áreas de ambiente e reforço da rede de saneamento básico, apresentou ao PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 4 projetos de reforço e beneficiação do sistema de águas residuais domésticas, que representam um investimento na ordem dos 3 milhões euros.
O designado "Programa Estratégico de Reforço e Beneficiação do Sistema de Águas Residuais Domésticas", concretiza a candidatura de projetos nas 4 freguesias do Concelho da Batalha e visa a realização de ligações essenciais entre os sistemas em alta e os sistemas em baixa, bem como o reforço da cobertura na vertente do saneamento de águas residuais.
Estes investimentos são importantes ainda para permitir uma gestão mais eficiente dos atuais ativos e do seu funcionamento, de modo a garantir uma melhor qualidade do serviço e a sua sustentabilidade, beneficiando desta intervenção 605 fogos a que corresponde uma população potencial de cerca de 1.500 habitantes.
As intervenções prioritárias distribuem-se por lotes e localizam-se, respetivamente: Lote B, nos lugares de Andreus, Palheirinhos, Colipo, Casal do Alho, Golpilheira e Outros Lugares; Lote C, nos lugares da Corga, Santo Antão e Faniqueira; e Lote D, os lugares do Casal das Carvalhas, Casal Franco, Celeiro, Vale do Freixo e outros lugares.
Também previsto neste foi uma importante ligação a realizar na freguesia de São Mamede, nos lugares de Vale de Ourém e Covão da Carvalha, concluindo assim a rede de saneamento daquelas povoações que há vários anos se encontra por completar a respetivas ligações ao emissário principal.
Para o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, “são investimentos estruturantes para o Concelho e que apenas serão possíveis realizar com o apoio de fundos comunitários, em benefício das populações e sobretudo cumprindo um dos objetivos do mandato, de melhorar as condições ambientais e promover o aumento da taxa de cobertura do saneamento”.
“Esperamos que o nosso parceiro Aguas do Centro Litoral, SA, empresa do grupo Águas de Portugal e concessionária das redes de saneamento em alta, também acompanhe os municípios nos investimentos de otimização das redes que são da sua competência”, acrescenta o edil da Batalha.

O Município da Batalha, no seguimento das suas prioridades de investimento para as áreas de ambiente e reforço da rede de saneamento básico, apresentou ao PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 4 projetos de reforço e beneficiação do sistema de águas residuais domésticas, que representam um investimento na ordem dos 3 milhões euros.

Previsto também neste projeto reside uma importante ligação a realizar na Freguesia de São Mamede, nos lugares de Vale de Ourém e Covão da Carvalha, concluindo assim a rede de saneamento daquelas povoações que há vários anos se encontra por completar a respetivas ligações ao emissário principal.

“Esperamos que o nosso parceiro Águas do Centro Litoral, SA, empresa do grupo Águas de Portugal e concessionária das redes de saneamento em alta, também acompanhe os municípios nos investimentos de otimização das redes que são da sua competência”, acrescenta o edil.