Autarquia recorda ao Governo a urgência na introdução de descontos na A19

Quarta, 17 De Agosto De 2016

O Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, reiterou, esta segunda-feira, junto do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, o objetivo de minimizar no imediato os impactos ambientais existentes sobre o Mosteiro da Batalha, através da designada modulação de portagens na A19 (descontos e reduções no valor das portagens às viaturas pesadas) e uma intervenção preventiva no IC2/EN1 zona frontal do Mosteiro, através da redução da faixa de rodagem e a introdução de condicionamentos ao trânsito de pesados de mercadorias, para reduzir a velocidade e o fluxo de tráfego, fatores principais de ruído e de vibrações que afetam a estrutura do Mosteiro.

Recorde-se que um estudo realizado pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), através do Laboratório de Ruído e Vibrações, apurou que as medições de ruído ambiente no Mosteiro da Batalha revelam valores muito acima dos permitidos por Lei para o local e que se devem integralmente à influência do trânsito na Estrada Nacional que passa em frente do Mosteiro.

Por essa razão, o Mosteiro da Batalha, Monumento Nacional e Património da Humanidade pela UNESCO, está a degradar-se a olhos vistos (situação mais visível na fachada principal do Mosteiro, frente à estrada nacional), para o qual tem contribuído o volume excessivo de trânsito de veículos pesados que passa pela estrada nacional, porque a alternativa criada – a A 19 – não cumpre o objetivo que justificou a sua construção, isto é, constituir uma alternativa ao troço da EN1 na zona frontal do Mosteiro.

Numa altura em que o Governo anuncia a aplicação de 15% de desconto a todos os veículos que circulem, a partir de 1 de Agosto, em algumas auto-estradas, vias maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve, com fundamento em objetivos de coesão territorial e de promoção turística no Algarve, a Câmara da Batalha recupera o alerta que já dirigiu ao Governo e disponibiliza-se para colaborar na solução, uma vez que inscreveu no seu plano de ação de reabilitação urbana (PARU) o projeto de requalificação ambiental da frente do Mosteiro, estando o mesmo em apreciação junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro.

Para o autarca da Batalha, “a valorização e proteção do Mosteiro da Batalha, património nacional e classificado pela UNESCO, deve ser uma prioridade nacional e representa em termos locais um objetivo estratégico que o Município da Batalha está fortemente empenhado e disponível para investir recursos”.

“Contamos com igual disponibilidade e apoio da parte do Governo e da Concessionária Infraestruturas de Portugal. S.A., sem a qual este projeto não será viável”, acrescenta Paulo Batista Santos.