Batalha foi o único concelho do Distrito que aumentou a população

Terça, 28 De Junho De 2016

De acordo com um estudo do INE publicado na semana passada relativo à demografia, o Concelho da Batalha foi o único do Distrito de Leiria que aumentou a população, na comparação de dados relativos ao período entre 2011 e 2015.

De acordo com o referido estudo, a população residente em Portugal, em 2015, reduziu em 33,5 mil pessoas, sendo que no Distrito de Leiria, se verifica uma perda superior a oito mil pessoas, nos últimos 5 anos.

Também com nota de realce, surge o facto de esta semana o INE ter revelado que a percentagem de beneficiários do RSI (Rendimento Social de Inserção), no Concelho da Batalha, apresenta o valor mais reduzido da região, com 8,57 beneficiários por mil habitantes, valor bastante abaixo do que regista a região de Leiria (19,58), ou a zona Centro (22,58).

Sobre a divulgação destes dados pelo Instituto Nacional de Estatística, Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, esclarece que “motivam a que Autarquia continue a desenvolver políticas ativas de apoio às famílias”.

No entender do Autarca, “o facto de o Concelho da Batalha ter registado um acréscimo da sua população residente, em contraciclo com o verificado quer no Distrito quer no território nacional, evidencia a forte capacidade de atração populacional que a Batalha regista”.

No domínio do reduzido número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção que o concelho regista, Paulo Santos enfatiza as medidas implementadas pela Autarquia de apoio às empresas, “que se têm traduzido no desagravamento fiscal que se revela da maior importância para os empresários e para a criação de emprego”.