“Batalha Restaura” apoia 14 projetos de reabilitação no valor de 32,7 mil euros

Terça, 14 De Fevereiro De 2017

A Câmara Municipal da Batalha aprovou os primeiros projetos de reabilitação a realizar no âmbito do Programa Municipal de Apoio e Incentivo à Reabilitação Urbana e Recuperação de Edifícios do Concelho da Batalha – “Batalha Restaura”.

O programa em causa resulta de uma iniciativa municipal que pretende estimular a reabilitação dos imóveis, criando este sistema de incentivos que, apesar de não financiar a totalidade das obras a realizar, permite através da concessão de apoios financeiros e/ou apoios técnicos, proceder à realização de obras no edificado.

Recorde-se que o programa “Batalha Restaura”, um projeto pioneiro lançado em meados no ano transato, foi criado na expectativa de adesão dos interessados dos imóveis a intervencionar, tendo por base um regulamento que define não só as ações de intervenção no edificado mas, também, o desenho da colaboração entre o Município e os proprietários e as regras de concessão dos apoios financeiros aos mesmos.

Nesta primeira fase do programa foram apresentadas 52 candidaturas, a que correspondem projetos de reabilitação em todas as freguesias do concelho, tendo a Comissão Técnica avaliado todos e nesta primeira fase aprovado 14 candidaturas, a que corresponde um apoio municipal de 32,7 mil euros.

Os projetos aprovados representam um investimento potencial na ordem dos 250 mil euros e constituí uma oportunidade de desenvolver operações de regeneração urbana em todas as freguesias do concelho, integrando também como prioritárias as candidaturas de projetos situados dentro das áreas de reabilitação urbanas, designadas por ARU.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, “o primeiro balanço do programa “Batalha Restaura” é francamente positivo, porque favorece a reabilitação dos imóveis degradados e tem contribuído para a requalificação dos centros urbanos, bem como cumpre um importante papel social no apoio à reabilitação de habitações degradadas”.

“O Batalha Restaura representa o empenho direto e o esforço da Câmara Municipal na recuperação do património do seu concelho, e uma campanha de sensibilização e motivação para esta tarefa de interesse da comunidade”, acrescenta o autarca.