Batalha sobe 52 lugares no Índice de Transparência Municipal

Quarta, 11 De Abril De 2018

O Município da Batalha ocupa a 12ª posição no Índice de Transparência Municipal, no cômputo dos 308 municípios. O documento, relativo ao ano de 2017 e hoje divulgado pela Transparência e Integridade, em colaboração com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, procede a uma exaustiva avaliação anual da informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nos seus portais oficiais.

Face aos resultados de 2016, o Município da Batalha sobe 52 lugares neste ranking, com uma pontuação global de 81,7 pontos (numa escala de 0 a 100 pontos) devido a alterações efetuadas no portal municipal.

A documentação analisada pelos investigadores da Associação Transparência e Integridade incidem sobre a avaliação de 76 indicadores, que compreendem domínios como a informação sobre a organização, Impostos e Taxas, Contratação Pública, Urbanismo e documentação económico financeira.

No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, os resultados obtidos pela Autarquia da Batalha na presente edição do Índice de Transparência Municipal “evidenciam o amplo trabalho que vem sendo desenvolvido em torno da transparência da governança, que consideramos da maior importância”.

Para o Autarca, é de assinalar que nalguns indicadores, designadamente quanto à relação do Município com a Sociedade e ao nível da Contratação Pública, “o Município da Batalha tenha registado aumentos significativos de pontuação que se devem estritamente ao modo como os documentos estão agora disponibilizados no portal”.

Registe-se que de acordo com os dados hoje divulgados, a média dos 308 municípios portugueses quanto à pontuação obtida devido à informação disponibilizada nos portais, é de 51 pontos.
O estudo pode ser acedido através do link: https://bit.ly/2HpzUBS