Batalha vai combater problemática da obesidade infantil

Quinta, 27 De Outubro De 2016

A Câmara da Batalha, em articulação com o Agrupamento de Escolas, vai dar início, a partir do dia 02 de novembro, ao projeto de combate à obesidade infantil “Batalha Saudável”.

Dirigido a todos os alunos do Pré-Escolar e do 1º CEB, o projeto visa proceder à classificação do estado nutricional desta população, bem como dotar as crianças de conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável.

Numa primeira fase, será efetuada a avaliação da composição corporal das crianças, através da medição do peso, altura e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), através das Curvas de Crescimento da Organização Mundial da Saúde.

Com a recolha e a sistematização destes dados, realizar-se-ão diversas abordagens aos alunos, no âmbito de temáticas consideradas essenciais, designadamente o tipo de lanches consumidos nas escolas, a importância do pequeno-almoço e o consumo de fruta.

O projeto contempla, em paralelo, sessões dirigidas aos pais e aos educadores, bem como a distribuição de diverso material informativo.

No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a implementação deste projeto, dirigido a mais de 750 alunos, “afigura-se como bastante importante, no âmbito da prevenção da obesidade infantil”.

Acrescenta ainda o Autarca que os dados oficiais disponíveis sobre esta matéria “atestam que é urgente a implementação de estratégias e programas capazes de suscitar nas crianças a importância de uma alimentação saudável”.

Foto: Direitos reservados