Batalhenses globalmente satisfeitos com intervenção realizada na frente do Mosteiro e com o serviço de água

Domingo, 01 De Julho De 2018

Num estudo de opinião realizado telefonicamente no Município da Batalha, com o intuito de facultar à Autarquia dados alusivos à perceção dos eleitores sobre questões relacionadas com gestão autárquica, quase 50% dos inquiridos concorda com a intervenção realizada pelo Município na frente do Mosteiro. Quando inquiridos sobre se tinham conhecimento sobre o projeto concretizado, mais de 84% dos batalhenses disse conhecer a obra em causa.

É ainda possível constatar, pelas respostas obtidas, que os munícipes conhecem relativamente bem a empresa concessionária pela gestão e fornecimento de água no concelho. Como nota de destaque, 56% dos inquiridos dizem-se muito satisfeitos quanto à qualidade do serviço prestado.

Para além da avaliação da qualidade do serviço concessionada de água, este estudo de opinião realizado sob a coordenação do Professor Aguiar Falcão de Castro analisou outras áreas de intervenção da Câmara Municipal, como a possível política a possível entrega aos municípios da gestão dos Centros de saúde, a perceção sobre obra ambiental realizada para proteger o Mosteiro da batalha ou o conhecimento das expetativas da população sobre potenciais obras/intervenções a realizar no concelho.

Relativamente à saúde, cerca de metade dos inquiridos concorda com a opção do governo em entregar aos municípios a gestão dos Centros de Saúde e apenas 12,4% apresenta a sua discordância, registando-se ainda 37,6% dos consultados sem opinião sobre esta questão. Como prioridade de intervenção neste domínio, os batalhenses consultados expressam a necessidade de mais médicos e enfermeiros (47%), seguindo-se o alargamento dos horários dos centros de saúde (30%). A construção de um novo centro de saúde é uma necessidade para cerca de 10% dos inquiridos.

No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a realização do estudo de opinião em causa “fornece um conjunto de indicações relevantes e no projeto de proteção ambiental do Mosteiro, como na avaliação do serviço de fornecimento de água, podemos concluir que existe uma perceção positiva da população, mas temos que reforçar alguns aspetos na comunicação aos cidadãos da importância estratégica das áreas ambientais para futuro do concelho”.

No tocante a projetos prioritários para o futuro, os batalhenses consultados identificam como principal prioridade a realização da designada ecovia nas margens do rio Lena (52%), um projeto que se encontra em fase final de desenvolvimento e que no futuro será alargado aos municípios de Porto de Mós e Leiria. Em contrapartida, apenas 11,4% dos inquiridos consideram relevante a concretização do Pavilhão Desportivo de São Mamede, uma intervenção que está prevista realizar em parceria com a Junta de Freguesia de São Mamede.

De igual modo, a melhoria da rede viária municipal e a ampliação das redes de saneamento continuam a ser projetos necessários para a maioria dos consultados no estudo, seguindo-se a ampliação da zona industrial da Jardoeira (Batalha).

“Os resultados deste estudo de opinião serão avaliados pelo executivo municipal em próxima reunião e estou certo que será um indicador importante para a construção do orçamento municipal de 2019, porquanto representa um contributo dos cidadãos na definição das políticas locais”, acrescenta o autarca batalhense.

Consulte aqui a ficha técnica do estudo:  www.municipio-batalha.pt/FICHA TÉCNICA PARA DIFUSÃO.pdf