Biblioteca da Batalha disponibiliza iPads aos leitores

Quinta, 02 De Agosto De 2012

As duas iniciativas integram o projecto ‘E-leituras - Ler, Ouvir e Saber', aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através de candidatura efectuada ao Serviço de Educação e Bolsas.
O “E-leituras” arranca em Setembro, em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com 70 idosos: Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha, Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal, Centro Social e Paroquial de São Mamede e no Centro de Dia de Alcaidaria, onde os utentes vão ser encorajados a escreverem, em cada uma das IPSS, um livro electrónico, na base das lendas e das tradições relativas aos locais onde estão inseridas as quatro instituições.
Nesta perspectiva, um dos principais objectivos do projecto passa por familiarizar os idosos com as novas tecnologias, através da utilização de tablets iPad e transformá-los em potenciais leitores de livros electrónicos, que serão disponibilizados a partir de Janeiro pela Biblioteca Municipal da Batalha.

É já a partir de Janeiro do próximo ano que a Biblioteca Municipal da Batalha vai dar início ao empréstimo de equipamentos iPad aos seus leitores, num projecto que assenta, em paralelo, na escrita e na leitura com idosos do concelho. As duas iniciativas integram o projecto "E-leituras - Ler, Ouvir e Saber", aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através de candidatura efectuada ao Serviço de Educação e Bolsas.

O "E-leituras" arranca em Setembro, em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com 70 idosos: Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha, Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal, Centro Social e Paroquial de São Mamede e no Centro de Dia de Alcaidaria, onde os utentes vão ser encorajados a escreverem, em cada uma das IPSS, um livro electrónico, na base das lendas e das tradições relativas aos locais onde estão inseridas as quatro instituições.

Nos equipamentos a disponibilizar gratuitamente aos leitores da Biblioteca Municipal, estarão disponíveis outras obras sobre a região da Batalha, designadamente no que se refere à sua história, ao património e às suas gentes. Pretende a Biblioteca da Batalha com mais esta aposta estimular a leitura junto do seu público, especialmente a camada mais jovem.