Bilhetes do Museu à venda no Mosteiro da Batalha

Terça, 23 De Setembro De 2014

Bilhetes do Museu da Comunidade Concelhia à venda no Mosteiro da Batalha
O Município da Batalha outorgou hoje com a Fundação/Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) um protocolo de cooperação tendo em vista a disponibilização, no ponto de venda da Fundação localizado no Mosteiro da Batalha, de bilhetes do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB).
A medida pretende reforçar o objetivo de captar novos públicos para o Museu, atendendo aos fluxos turísticos significativos que o Mosteiro da Batalha acolhe anualmente, bem como criar uma oferta turística mais atrativa para a região, capaz de englobar equipamentos de excelência e de com reconhecida notoriedade como o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
Esperando-se que a partir do mês de Outubro a parceria esteja devidamente consolidada, será a partir daí possível a qualquer visitante do Mosteiro adquirir vouchers que no MCCB serão trocados por bilhetes de acesso ao equipamento.
Registe-se que a concretização da venda de bilhetes do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, o terceiro monumento mais visitado do país, decorre num contexto de uma parceria forte e sustentada que envolve o Município da Batalha, o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e a direção do monumento.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, este acordo visa “valorizar, dignificar e promover o património cultural existente nesta região, que demonstra enorme vitalidade e que de acordo com os últimos dados publicados, regista um crescimento do número de turistas”.
Para o autarca, a possibilidade de aquisição de bilhetes de acesso para o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha no Mosteiro de Santa Maria da Vitória “significa poder expandir em grande escala todo o projeto museológica e cultural do MCCB, bem como potenciar e promover o Concelho da Batalha, as suas gentes e o seu património”.
Museu participa em conferência internacional na Croácia
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) vai estar representado em Dubrovnik, na Croácia, no âmbito da conferência “The Best in Heritage”, a decorrer de 25 a 27 de Setembro. O evento é realizado em parceria com a organização “Europa Nostra” e regista o importante patrocínio da UNESCO e do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), reunindo diversas instituições culturais recentemente premiadas. O convite ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha surge na sequência da atribuição do conceituado prémio Kenneth Hudson, recebido em 2013, na Bélgica, pelo Fórum Europeu dos Museus.
No palco do histórico teatro "Marin Držic", que acolhe esta conferência internacional, o MCCB junta-se a outros projetos que representam o que de melhor se faz na museologia mundial, como o Liverpool Museum, Museum aan de Stroom (Bélgica), Suzhou Museum (China), Fram Museum / Sarner International Ltd (Noruega), Australian Centre for Moving Image, Support for Development of Archives and Libraries (México), entre outros.
Registe-se ainda que os representantes das instituições que participam nesta conferência  vão partilhar, na ótica do trabalho desenvolvido em cada um dos museus, as experiências, os desafios e as dificuldades  sentidas.

O Município da Batalha outorgou com a Fundação/Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) um protocolo de cooperação tendo em vista a disponibilização, no ponto de venda da Fundação localizado no Mosteiro da Batalha, de bilhetes do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB).

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha  foi eleito o melhor Museu Português em 2012 pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia e 2013 foi distinguido com o consagrado prémio Kenneth Hudson, no Fórum Europeu dos Museus realizado na Bélgica. Já em 2014 o MCCB foi o vencedor do Prémio Acesso Cultura 2014. Aberto ao público desde 2011, o MCCB tem recebido cerca de seis mil visitantes por ano.

Museu participa em conferência internacional na Croácia