Câmara cria zona de proteção a Pedreiras Históricas

Segunda, 05 De Dezembro De 2016

Atendendo à classificação efetuada do Sítio de Interesse Municipal da Pedreira Histórica de Valinho do Rei, sita em Concajido, e da Pedreira Histórica de Pidiogo, sita em Vale da Pedreira, a Câmara Municipal da Batalha deliberou criar uma Zona Especial de Proteção, como elemento adicional de proteção das designadas pedreiras históricas do Mosteiro da Batalha.

Classificação do Sítio de Interesse Municipal da Pedreira Histórica de Valinho do Rei e do Sítio de Interesse Municipal da Pedreira Histórica de Pidiogo, foi publicada na 2.ª Série do Diário da República em 31 de janeiro de 2014 e, desde então, foram desenvolvidos trabalhos no sentido de valorização daquele património, bem como de divulgação cultural, promovendo naquele local a demarcação de um percurso pedestre e mecanismos de apoio à visitação.

Note-se que estas pedreiras, localizadas nas proximidades do Lugar da Torre, a cerca de 5 quilómetros da Vila da Batalha, a correspondem a locais onde, segundo estudos científicos já efetuados, foi extraída a pedra que serviu não só para a construção do Mosteiro da Batalha como, também, para a sua recuperação, nomeadamente após o terramoto de 1755.

Importa ainda destacar que a edificação deste conjunto monástico passou por diferentes fases de construção/reconstrução, incluindo a primeira que, segundo alguns autores, durou cerca de 150 anos. Deste modo, as pedreiras de Reguengo do Fetal representam um importante testemunho da longa história deste importante monumento classificado como de valor mundial.

Com esta decisão de ampliar as medidas de proteção daquele património a Câmara irá condicionar quaisquer intervenções numa faixa de cerca de 50 metros, não podendo ser concedidas licenças para obras de construção e para quaisquer trabalhos que alterem a topografia, os alinhamentos e as cérceas, sem prévio parecer favorável da administração do património cultural competente.

Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, “esta é uma medida que pretende valorizar a nossa memória coletiva e sobretudo potenciar o turismo cultural e científico na freguesia do Reguengo do Fétal”. “Importa igualmente ajustar os valores patrimoniais e algumas pretensões de exploração de pedra ornamental em apreciação pela Direção-Geral da Energia e Geologia”, acrescenta o edil da Batalha.