Câmara da Batalha apoia planos de contingência de lares e confirma as medidas de prevenção já implementadas

Quinta, 16 De Abril De 2020

Numa perspetiva preventiva e de acompanhamento de proximidade, o Município da Batalha em colaboração com as autoridades distritais e locais da Segurança Social, da proteção civil e autoridade de saúde, desenvolveu, no dia de hoje, a visita e validação dos planos de contingência em vigor nas unidades cuidadores de idosos no Concelho da Batalha.

Recorde-se que a Câmara Municipal, desde o início da crise pandémica da COVI-19, colocou à disposição da população, empresas e instituições locais, e em regime de contingência, dois polos destinados a receber utentes, na eventualidade de ser necessário proceder a operações de quarentena ou de evacuação sanitária. Os polos de acolhimento estão pronto a funcionar em dois equipamentos municipais, com a instalação de cerca 60 camas, balneários e outras estruturas necessárias para eventuais situações de isolamento.

Apoio técnico e logístico, equipamentos de proteção individual e apoios financeiros diretos às instituições são algumas das medidas que a autarquia tem garantido às instituições locais, com o objetivo de assegurar que nesta exigente função de apoio à população as entidades estão munidas das condições necessárias ao seu funcionamento e proteção dos colaboradores.

Trata-se de uma iniciativa tomada pelo Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, enquanto responsável do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, com o objetivo de apoiar os planos de contingência das estruturas de apoio para idosos do concelho, empresas e população em geral, no quadro das ações definidas no plano municipal para a COVID-19.

De salientar que a avaliação hoje realizada pelas diversas entidades confirmam a oportunidade das medidas já implementas e registam o trabalho exemplar das instituições locais que asseguram o serviço essencial de apoio domiciliário e acolhimento de pessoas idosas.

Para o autarca local, “as instituições da Batalha estão a desenvolver um trabalho notável de apoio e proteção dos seus utentes, cabendo à Câmara e demais entidades públicas complementarem as necessidades que possam existir”.