Câmara da Batalha investe um milhão de euros na poupança energética

Terça, 27 De Dezembro De 2016

A Câmara Municipal da Batalha promove candidatura ao Programa Operacional Centro 2020 para a instalação de mais de um milhar e meio de unidades de iluminação tipo LED, nas principais vias de comunicação e centros urbanos do concelho da Batalha, um investimento superior a um milhão de euros, incluindo também medidas de racionalização das condições energéticas em edifícios e piscinas públicos.

Esta intervenção ao nível da iluminação pública vai ser implementada, de forma faseada, nas principais artérias e lugares das freguesias do Concelho da Batalha, de modo a promover uma maior eficiência energética da rede de iluminação pública municipal. Trata-se de um investimento inicial de 600 mil euros, co-financiando em 85% por fundos europeus (FEDER).

A iluminação LED permite obter mais de 70% de poupança de energia elétrica, comparativamente à tecnologia de vapor de sódio de alta pressão. Para além da redução de custos, o sistema LED permite obter uniformidade na iluminação pública, originando uma otimização na visualização noturna dos locais intervencionados, beneficiando as condições de segurança.

Também neste projeto pretende-se reduzir o consumo energético do edifício público dos Paços do Concelho, onde funcionam os serviços municipais, espaço e loja do cidadão (em conclusão), auditório e biblioteca municipal. O edifício dispõe de sistemas de ar condicionado com mais de 18 anos e apresenta níveis de consumo muito acima dos padrões de referência. Pretende-se aumentar a eficiência energética ao nível do aquecimento do ambiente em + 29%; do arrefecimento do ambiente em + 250%, através da integral substituição do atual sistema de climatização, num investimento global de cerca de 200 mil euros.

Aumento da eficiência energética nas piscinas municipais da Batalha, através da implementação de medidas de eficiência energética, representa um apoio FEDER de 200 mil euros, para um investimento de 235.295,00 euros.

Estas medidas de eficiência energética promovem poupanças superiores a 275.000 kWh/ano só na iluminação pública, o que representa uma redução da fatura energética de cerca de 40 mil euros anuais, perspetivando-se que o investimento seja integramente reembolsado no prazo de uma década e meia.

Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, “este é um importante investimento na estratégia municipal para a sustentabilidade ambiental e energética e que irá permitir à autarquia poupar várias dezenas de milhares de euros anuais”. “A Batalha faz parte do Pacto dos Autarcas desde maio de 2015, assinado com Bruxelas, e este projeto confirma o compromisso da autarquia em adotar medidas contra o aquecimento global”, acrescenta o edil da Batalha.

Note-se que a criação do Pacto dos Autarcas tem como objetivo a colaboração entre municípios e países no sentido de reduzirem, até 2020, 20 por cento das suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Consulte o Plano de Ação da Batalha na seguinte hiperligação: http://www.pactodeautarcas.eu/about/signatories_pt.html?city_id=7999&overview