Câmara Municipal ouviu mais meia centena de empresários sobre as perspetivas económicas para 2023

Terça, 08 De Novembro De 2022

Mais de meia centena de empresários do Concelho da Batalha participaram nas sessões setoriais realizadas pela Autarquia nas duas últimas semanas, com o intuito de analisar as perspetivas económicas que se perspetivam para o próximo ano.

Nas referidas sessões, que contaram com o apoio da NERLEI Associação Empresarial da Região de Leiria e da ARICOP - Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria e Ourém, os empresários ouvidos expressaram a sua forte preocupação quanto à grave crise energética com que a Europa se depara, mas também a instabilidade que se sente nos mercados, a elevada inflação e a dificuldade em contratar recursos humanos.

Faiança, plásticos, moldes, metalomecânica e construção civil são os setores de atividade em que, de acordo com os empresários ouvidos, é fundamental o Governo intervir através da concretização de medidas de apoio efetivas capazes de atenuar os custos de produção, mas também a distribuição desses mesmos produtos.

Atendendo ao cenário macroeconómico perspetivado pelo Governo e que serviu de base à construção da proposta de Orçamento para o próximo exercício, a Câmara da Batalha procedeu à realização destes encontros cujas propostas e ideias lançadas serão agora remetidas ao Ministro da Economia.

“Ouvir os empresários num momento tão difícil como o que nos encontramos é uma das funções da Câmara Municipal. As propostas que nos foram lançadas pelos empresários, em áreas tão distintas como as dificuldades de contratar recursos humanos, os elevados custos com a energia e a tributação fiscal, entre outras, serão remetidas para o membro do governo com o intuito de explicitar que o setor produtivo carece da implementação de medidas de apoio urgentes”, defende Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha.