Cavalaria evoca Joaquim Mouzinho de Albuquerque

Terça, 18 De Julho De 2017

A Praça Mouzinho de Albuquerque recebe na próxima sexta-feira, 21 de julho, às 11h00, mais uma homenagem ao Patrono da Arma de Cavalaria, Joaquim Mouzinho de Albuquerque. A iniciativa, organizada pela Arma da Cavalaria do Exército, com o apoio da Autarquia, contará com diversas intervenções e um desfile da força em parada, sendo antecedida de uma marcha a cavalo, que chegará à Vila da Batalha na quinta-feira, dia 20.

Nascido na Quinta da Várzea, na Batalha, Joaquim Mouzinho de Albuquerque foi um distinto militar português, cuja intervenção e sentido estratega ficou bem patente na Batalha de Macontene (Moçambique).

Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, aponta que homenagear Joaquim Mouzinho de Albuquerque na sua terra natal “significa prestar um contributo à História de Portugal e a um dos militares mais ilustres do país”.

O Edil enfatiza ainda Mouzinho de Albuquerque “foi um militar dedicado e empenhado, que sempre defendeu os valores da defesa da Pátria, a quem, muito justamente, foi atribuído o epíteto de Patrono da Arma da Cavalaria”.