COVID-19: Batalha reforça as medidas que visam a prevenção

Quinta, 12 De Março De 2020

Na sequência do Plano de Contingência para o novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) para diminuir a evolução epidemiológica, a Câmara Municipal da Batalha (CMN) decidiu, hoje, condicionar as atividades culturais e desportivas, bem assim restringir a utilização e funcionamento de alguns dos equipamentos.

A Autarquia decidiu suspender as visitas de grupos ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, até anúncio em contrário e reduzir o atendimento presencial no Posto de Informação e Turismo, que passará a efetuar a sua atividade de informação preferencialmente por telefone, email ou através de plataformas digitais existentes.

Os equipamentos desportivos, como o Complexo de Piscinas Municipais, Campo de Futebol Sintético, Complexo de Ténis e Pavilhões Desportivos, terão o funcionamento condicionado apenas às atividades escolares e outras previamente autorizadas, em articulação com os clubes e associações locais, protegendo os grupos de risco identificados pela DGS.

Relativamente Escolas e ATL da rede pública, manter-se-ão em funcionamento, sendo cumprido integralmente o que vier a ser determinado pela Direcção-Geral da Saúde e pelo Governo, em estreita articulação com o agrupamento escolar.

Os serviços da Biblioteca Municipal, Academia Sénior da Batalha e Casa do Conhecimento e da Juventude, bem assim as suas atividades programadas, manter-se-ão, desde que respeitem as normas e recomendações dadas pela DGS e Governo.

Também os serviços prestados pela Câmara Municipal (excluindo os edifícios já referenciados) manterão a normalidade de funcionamento, embora todos os atendimentos de serviços públicos municipais devam ser procurados presencialmente, apenas, em situações urgentes e inadiáveis, devendo privilegiar-se o contacto telefónico pelo número 244769110 ou eletrónico para geral@cm-batalha.pt, bem como os serviços on-line disponíveis em www.cm-batalha.pt.

As feiras e mercados também manterão o funcionamento, tendo o Município anunciado que irá reforçar as ações de formação, higienização dos espaços e prevenção, já em curso.

A decisão de hoje visa reduzir riscos de exposição e contágio Covid-19, em articulação com os municípios da Região de Leiria e as autoridades locais de Saúde, estando a sua atualização dependente dos resultados do acompanhamento permanente da evolução da situação a nível nacional e local.

Estas medidas produzem efeitos a partir de sábado, dia 14 de março, inclusive e irão vigorar até ao dia 3 de abril de 2020, sendo reavaliadas em função da evolução epidemiológica.