Diagnóstico de Avaliação da Implementação do POCAL na Autarquia da Batalha

Sexta, 07 De Novembro De 2003

Diagnóstico de Avaliação da Implementação do POCAL na Autarquia da BatalhaOs serviços de contabilidade, de recursos humanos e de inventário da Câmara Municipal da Batalha vão ser alvo de um sistema de controlo através da execução de um diagnóstico de avaliação externo.
A medida, tem como grandes objectivos atingir uma melhor definição das prioridades a desenvolver, evitando, assim, a redundância sobre trabalhos já efectuados, bem como garantir um planeamento consentâneo com os objectivos da gestão autárquica e assegurando, em complemento, o envolvimento das equipas intervenientes.
Importante é salientar também que esta medida se traduzirá numa avaliação da norma de Controlo Interno, quer dos procedimentos, quer da própria organização.
O processo, ao nível do sistema contabilístico, pretende, de forma sucinta, avaliar o sistema lógico de contabilidade no que diz respeito à recolha, processamento e disponibilização da informação ao diferentes níveis, em observância pelo cumprimento do POCAL, bem como com os interesses de gestão da própria Autarquia da Batalha.
No que toca ao inventário, o sistema adjudicado tem como objectivo efectuar um diagnóstico de avaliação dos bens imóveis, móveis ou na posse do município, analisando, entre outros aspectos, a política de capitalização e do critério de avaliação suporte às operações já efectuadas.
Quanto ao item dos recursos humanos, o sistema a implementar direcciona-se para a avaliação das necessidades de formação dos funcionários afectos às orgânicas responsáveis pela contabilidade, património e aprovisionamento, tendo em conta as necessidades de formações.