Em julho há música para todos no Mosteiro

Terça, 12 De Julho De 2016

Em julho há música para todos no Mosteiro da Batalha
O Mosteiro da Batalha é palco, no mês de julho, de seis fantásticos concertos inseridos em festivais de grande reputação artística, que compreendem desde a música coral à Orquestra.
O monumento acolhe, já no próximo sábado, às 21h30, o Coro Ninfas do Lis e a Orquestra Ars Lusitanae, num concerto que contará com a direção de Mário Nascimento e de Alberto Roque.
No dia seguinte, domingo, às 21h00, realiza-se o primeiro de três concertos inseridos no consagrado Lisbon Music Fest, um dos festivais mais emblemáticos do país que reúne orquestras internacionais, coros e ensembles de música de câmara, reunindo jovens de todo o mundo.
O concerto realiza-se nas Capelas Imperfeitas e contará com a participação da Mayo Youth Orchestra, da Irlanda.
Na quinta-feira, 21 de julho, também às 21h00, as Capelas Imperfeitas recebem o segundo concerto integrado no referido festival, desta feita com a Winterthurer JugendSinfonieOrchester, da Suíça, uma das grandes referências musicais desta edição. A passagem pela Batalha do Lisbon Music Fest fica concluída no sábado, 23 de julho, com a atuação do Hong Kong Children's Choir, de Hong Kong, China, às 21h00.
Marca também passagem pela Batalha o Festival Zêzere Arts e que a 27 de julho, quarta-feira, às 22h00, apresentará o espetáculo Sons e Ecos, com os alunos de Masterclass de cordas, num modelo de concerto intimista que terminará nas Capelas Imperfeitas.
A programação musical do mês de julho termina a 31 de julho, com o concerto de encerramento do 13º Estágio Internacional de Orquestra do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, às 18h30, nas Capelas Imperfeitas, sob a direção do consagrado Maestro Jean-Sebastien Béreau.
Registe-se ainda no sábado, 30 de julho, às 21h00, o Largo do Condestável, junto ao Mosteiro, receberá a grande final nacional da Gala Miss Portuguesa, concurso que vai eleger a mulher mais bonita do país, terminando o evento com um espetáculo piromusical.
Atendendo à diversidade dos concertos programados para o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, aponta que “estamos perante um cartaz de grande qualidade artística e que assenta na diversidade de géneros e de formações musicais”.
No entender do Autarca “os concertos programados para o monumento, só no mês de julho, revelam a forte dinâmica da programação cultural que o Mosteiro e o Município pretendem acrescentar, numa altura em que o Turismo se faz sentir com grande intensidade na Batalha”.