Inauguração do Parque de Recreio e Desporto para Idosos da Batalha

Quarta, 05 De Novembro De 2003

Inauguração do Parque de Recreio e Desporto para Idosos da BatalhaTal como anunciado no início do corrente ano, a Câmara Municipal da Batalha vai apostar na execução de uma ideia inovadora e que se espera vir a concretizar num conceito único nesta região: a criação de um Parque de Recreio e Desporto destinado aos mais velhos localizado no Jardim do Lena, (Célula B), estando a sua inauguração marcada para o dia 8 de Novembro, próximo sábado, às 15h00 horas.
A ideia, em voga nalgumas capitais europeias, ganha particular destaque, pela dimensão e funcionalidade no "Parque Enrique Herreros", construído em Madrid, tornado, actualmente, num mega-ginásio ao ar livre.
O Parque a inaugurar - e que contará para o efeito com a presença de duas dezenas de idosos do concelho da Batalha - conta com um total de cinco equipamentos, sendo que quatro deles estão vocacionados para exercitar e reabilitar várias articulações do corpo, nomeadamente as mãos, os braços, as costas e a coluna.
O quinto equipamento, denominado "Jogo de Pedais", visa essencialmente flexibilizar a mobilidade das pernas, sendo o seu movimento semelhante ao pedalar de uma bicicleta, enquanto que os utilizadores se encontram sentados comodamente num banco.
Registe-se, ainda, que todos os equipamentos são concebidos de acordo com a Directiva 93/42/EU (Segurança), tendo sido estudados e desenhados por especialistas em reabilitação para a camada mais sénior da população.
De acordo com António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, o objectivo desta aposta visa proporcionar, «a partir de estruturas modulares, uma utilização especificamente orientada para as camadas mais seniores da população, em que é possível conciliar a actividade do lazer com a actividade desportiva».
Na prática, os equipamentos em questão, utilizando alguns módulos desenhados especificamente para reabilitar e exercitar certos membros do corpo, permitem aos utentes executarem um conjunto de actividades físicas num ambiente de total descontracção.
Importante ainda, destaca o Edil, «é o facto de se pretender com este projecto único nesta região, levar avós e netos a fruírem da natureza, complementando esse percurso, com a prática desportiva, tão importante junto dos mais idosos».
Ressalve-se ainda que no Parque estarão dois técnicos com formação desportiva e que assegurarão todo o apoio aos utilizadores das referidas estruturas.
Top