Jardim do Claustro Real do Mosteiro acolhe concerto de Jazz com Nicolau Santos

Segunda, 20 De Junho De 2016

Jardim do Claustro Real do Mosteiro da Batalha acolhe concerto de Jazz com Nicolau Santos do Jornal Expresso
Tem lugar na próxima sexta-feira, 24 de junho, às 21h30, no Jardim do Claustro Real do Mosteiro da Batalha, um magnífico concerto de concerto de Jazz, no âmbito da realização do 34º Festival Música em Leiria.
No palco, para além do conceituado Quarteto de Manuel Lourenço e da voz de Cláudia Franco, vai juntar-se Nicolau Santos, jornalista e sub-diretor do Jornal Expresso, que dá, assim, voz, ao projeto “Poesia & Jazz”.
O concerto, com entrada gratuita, junta temas dos grandes mestres do jazz (Miles Davies, John Coltrane, Horace Silver, Ali Farka Touré e outros) e músicas inéditas (Manuel Lourenço) a abordagens rítmicas e melódicas da poesia dos grandes poetas portugueses (Mário Cesariny, Mário Henrique-Leiria, Vasco Graça Moura, Jorge Sousa Braga, Almada Negreiros, Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill) a que se juntará a poesia original de Nicolau Santos.
De acordo com a crítica musical, a junção destas duas formas de expressão (Poesia e Jazz) transporta o público de forma natural para um universo quase cinematográfico, deixando a sua criatividade trazer as imagens às palavras suportadas por uma “banda sonora” .
Tendo nascido em 2006, o projeto “Poesia & Jazz” já passou por diversos palcos (Casa Fernando Pessoa, B.Leza, Bartô do Chapitô, auditórios da Biblioteca Nacional em Lisboa, Biblioteca Municipal de Beja e da Câmara de Matosinhos, Teatro Rápido, Cooperativa Árvore, Alfândega do Porto, Ondajazz…) e contou com a participação de diversos cantores (Cláudia Franco, Laura Ferreira, Selma Uamusse, Luciano Amaral…), músicos (Francisco Costa Reis, Tomás Pimentel, António Palma, Gonçalo Marques, Múcio Sá, Gonçalo Leonardo…) e «diseurs» de poesia (Elsa Noronha, São José Lapa, Simão Rubin, João Duque, Luís Nazaré, Vítor Bento…).
A abertura de portas do Mosteiro da Batalha terá lugar às 20h30, junto à entrada principal do monumento.

Fotografia: Mário Ferreira / Direitos Reservados