Município da Batalha reclama ligação ao IC 9 à Área de Localização Empresarial de São Mamede

Segunda, 30 De Julho De 2018

Decorrendo o período de discussão pública do Programa Nacional de Investimentos 2030 - Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI 3), a Câmara Municipal da Batalha volta a reclamar a execução do Nó IP1/ IC9, no lugar de Casal do Meio, na Freguesia de São Mamede.

O Município sustenta esta reivindicação atendendo ao já consignado Programa de Valorização de Áreas Empresariais, estando previstos significativos investimentos em Áreas de Localização Empresarial (ALE) no Concelho da Batalha, permitindo a ligação ao IC9, uma melhoria significativa da rede de estradas existentes ao Itinerário complementar. No caso em apreço, a futura ALE de São Mamede conta já com a implantação de um importante investimento estrangeiro do grupo italiano Fassa Bortolo, destacando-se ainda a presença nesta freguesia, daquela que é a maior empresa produtora de faiança de toda a Península Ibérica e uma das maiores da Europa.

A exposição efetuada pela Autarquia da Batalha quanto à necessidade imperiosa para a construção do nó de ligação ao IC9, nos moldes propostos, destaca que esta intervenção é elegível no âmbito do Portugal 2020, cuja reprogramação foi recentemente aprovada pela Autoridade de Gestão, considerando-se que o investimento nas acessibilidades às Área de Localização Empresarial é imperioso.

A importância da construção desta ligação rodoviária motivou a Câmara da Batalha, em finais de 2014, a remeter uma proposta de traçado ao Governo e à empresa Infraestruturas de Portugal, SA, tendo o projeto sido incluído no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Região de Leiria e objeto de avaliação pelo atual Governo, em reunião de 24 de maio de 2016, com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.

Atendendo à relevância estratégica desta intervenção para toda a região, a Edilidade da Batalha manifestou junto do Governo e da Infraestruturas de Portugal disponibilidade para comparticipar financeiramente o projeto, com um custo estimado de 600 mil euros.

Paulo Santos, Presidente da Câmara da Batalha, destaca, em complemento, que a construção do nó no lugar de Casal do Meio, “afigura-se como uma opção fundamental para garantir o desenvolvimento das empresas já existentes, mas também aquelas que futuramente se instalarão na Área de Localização Empresarial de São Mamede”.

Entende ainda o Autarca que esta opção, que vem sendo reclamada há vários anos pelo Município, terá impacto muito positivo no que se refere à dinamização turística de toda a região.

“A ligação Fátima/Batalha representa o principal fluxo de tráfego rodoviário do IC9, amplamente justificada pelo crescente número de visitantes do Mosteiro da Batalha, o terceiro monumento mais visitado do país, que vem crescendo significativamente o número de turistas, destaca o Autarca.