Município entrega equipamentos de proteção individual aos Bombeiros Voluntários

Quarta, 01 De Julho De 2015

Município da Batalha entrega equipamentos de proteção individual e reforça em 30 mil euros o apoio aos Bombeiros Voluntários
No dia em que começa a época crítica dos incêndios florestais, 01 de julho de 2015, o Município da Batalha entrega 55 conjuntos de equipamentos completos de proteção individual ao Bombeiros Voluntários, constituídos por Botas, Luvas, Capacetes e Cogulas (a que acrescem 55 calças e 55 dólmens), bem como decidiu reforçar o apoio operacional ao dispositivo de combate a incêndios florestais no valor adicional até 30 mil de euros, com o objetivo de contribuir para uma época de fogos sem vítimas.
A entrega de equipamentos de proteção individual (EPI´s), cujo valor total é de 23.549,07 euros, resulta de protocolo conjunto celebrado com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), e no âmbito da candidatura aprovada ao POVT - aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI´s) para combate a incêndios em espaços naturais, cabendo ao Município da Batalha a comparticipação de 50% do montante correspondente à parte da componente nacional, sendo os restantes 50%, comparticipados pelo Ministério da Administração Interna.
Os equipamentos são cedidos à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha (AHBVB), ficando à sua responsabilidade, guarda e gestão, com o objetivo de melhorar as condições de segurança dos operacionais que acorrem no combate aos incêndios.
Na mesma ocasião a Câmara Municipal da Batalha informou da decisão de reforçar em 30 mil euros o apoio às operações da Equipa de Intervenção Permanente (EIP), em funcionamento na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha e constituída por 5 elementos, resultando duma parceria entre a Câmara Municipal da Batalha, a AHBVB e a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Recorde-se que este apoio acresce ao montante de 90 mil euros aprovado para o ano de 2015 para o apoio aos bombeiros da Batalha, reforçando assim os meios de socorro às populações em caso de incêndios e o apoio em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções que são cometidas aos corpos de bombeiros.
Para o presidente da câmara municipal da Batalha, Paulo Batista Santos “os bombeiros desempenham um importantíssimo papel na nossa comunidade quer a nível local, quer regional, tornando-se essencial que cada operacional esteja bem equipado e protegido para que possa desempenhar em segurança as suas missões.”
O autarca da Batalha garantiu ainda que “o município está atento às necessidades dos Bombeiros Voluntários da Batalha e reconhece publicamente o seu inestimável valor”.
Os equipamentos são entregues hoje, pelas 17 horas, no quartel dos Bombeiros, pelo presidente da câmara e a Comandante Operacional Municipal, Viviane Ascenso, que entregarão simbolicamente um capacete, um par de luvas e outro de botas aos “soldados da paz”, como forma de assinalar a parceria.