“Ópera no Património” leva espetáculos gratuitos à Batalha de 20 a 23 de setembro

Segunda, 17 De Setembro De 2018

A 2ª edição do projeto cultural “Ópera no Património”, que envolve os Municípios da Batalha, Leiria, Viseu, Pinhel, Foz Côa e a Universidade de Coimbra, concretizará mais de 90 concertos e diversas ações operáticas nos diversos territórios envolvidos nesta ação.

A Batalha, à semelhança de 2017, volta a receber diversos espetáculos de grande qualidade, com entrada gratuita, alusiva à conhecida peça “Visitação à Ópera de Eugene Onegin”, do compositor russo Piotr Tchaikovsky.

A programação inicia-se já no dia 20 de setembro, (quinta-feira), às 15h00 e às 17h00, no Claustro Real do Mosteiro, com breves concertos pelo Quarteto de Cordas. No dia seguinte, também às 17h00 e no mesmo local, atua o Grupo de Cordas.

No dia 22 de setembro, sábado, será apresentada às 21h30, no Largo do Infante D. Henrique, junto às Capelas Imperfeitas, a conhecida obra “Visitação à Ópera de Eugene Onegin”.

O programa encerra no domingo, 23 de setembro, às 19h00, na Igreja Matriz da Batalha, com a execução de “A Criação”, da autoria de Haydn, que envolverá mais de 50 músicos. Os ingressos para este concerto, atendendo à limitação do espaço, poderão ser levantados no Município da Batalha e no Posto de Turismo.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Santos, “a concretização do projeto Ópera no Património, resulta da forte vontade dos Municípios e demais entidades envolvidas, na democratização da oferta cultural, designadamente através do género musical da ópera”.

O Autarca ressalva ainda que para além dos espetáculos dirigidos ao público em geral, “os alunos da Batalha tomarão contacto ainda em 2018, com este género musical, através de ações pedagógicas, realizadas na Escola por consagrados músicos”. Toda a programação pode ser consultada através do endereço: www.operapatrimonio.pt