Programa “Erasmus Sénior” fomenta intercâmbio e a promoção do turismo sénior

Terça, 13 De Março De 2018

A Câmara da Batalha vai financiar o intercâmbio de turistas e possibilitar o acesso a programa turísticos aos seniores que frequentam o Projeto da Academia Sénior da Batalha.

Se frequenta a Academia Sénior da Batalha e gosta de viajar, poderá em breve conhecer melhor Portugal, viajar pela Europa e outros países de acordo com o turismo com o nosso país, ao abrigo de um programa de promoção turística para seniores. Uma espécie de Erasmus e que visa promover viagens, a preços acessíveis, aos mais velhos, já a partir de 2018.

Com prioridade para os seniores com poucos recursos, este programa constituirá ainda uma lufada de ar fresco para o sector turístico nos meses de época baixa, entre outubro e maio, uma vez que admite-se o intercâmbio com outros países e locais identificados.

Na opinião do Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos “participar no programa “Erasmus Sénior – Viver +” vai proporcionar uma oportunidade aos cidadãos com menos recursos de descobrirem destinos que desconhecem. Todos os cidadãos devem ter o direito de viajar”. “E que melhor forma de desenvolver um sentimento de cidadania do que através do intercâmbio cultural?” - Acrescenta o autarca.

Com este programa, o Município da Batalha pretende envolver mais de três centenas de seniores locais e estima duplicar esse valor nas visitas de séniores estrangeiros à Batalha. Para realizar este programa o valor inicial disponível será de 15 mi euros.

Recorde-se que os estudos mais recentes mostram que o turismo sénior é um bom investimento, já que por cada euro investido nestes programas, os promotores (autarquia) tem três de retorno.