Reconstituição do Mercado do Século XIX da Batalha

Terça, 01 De Setembro De 2015

 

Batalha acolhe reconstituição do Mercado do Século XIX
A Praça Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, acolhe no dia 22 de Setembro, Domingo, mais uma edição da reconstituição do Mercado do Século XIX, numa iniciativa que visa manter vivas as tradições da cultura popular e dos produtos comercializados nos mercados da época, envolvendo um total de 300 figurantes.
O evento recriará ainda o ambiente popular característico dos mercados existentes no século XIX, com animação diversificada recorrendo a figuras-tipo da época, tais como o oleiro, o tira-dentes, a bordadeira, o latoeiro, o louco, as leitoras da sina, entre outros.
O público poderá adquirir produtos típicos existentes na região e habitualmente comercializados nos mercados rurais, tais como a sardinha assada, a broa e o pão cozidos a lenha, frutas e hortaliças diversas, vinho de pipo, pevides, tremoços, doçaria tradicional .
A reconstituição do Mercado do Século XIX, envolve sete ranchos folclóricos e decorre das 15h00 às 18h30, sendo a entrada livre.

A Praça Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, é o palco de mais uma reconstituição do Mercado do Século XIX, no domingo, 13 de Setembro, das 15h00 às 18h30.

A iniciativa pretende manter vivas as tradições da cultura popular, envolvendo um total de 350 figurantes oriundos de agrupamentos folclóricos da região e do Te–Ato - Grupo de Teatro de Leiria que recriarão o ambiente popular característico dos mercados existentes no século XIX, com animação diversificada recorrendo a figuras-tipo da época, tais como o oleiro, o tira-dentes, a bordadeira, o latoeiro, o louco, as leitoras da sina, entre outros.

O público poderá ainda adquirir produtos típicos da região e habitualmente comercializados nos mercados rurais, tais como a sardinha assada, a broa e o pão cozidos a lenha, frutas e hortaliças diversas, vinho de pipo, pevides, tremoços, doçaria tradicional.

 

Top