Energias Renováveis no Concelho

Energias RenováveisNo Concelho da Batalha existem dois parques eólicos, situados na Freguesia do Reguengo do Fetal e São Mamede.

O Parque Eólico de Marvila, situa-se no lugar de Cabeço de Marvila, na Freguesia de São Mamede e pertence à empresa Eneólica – Energias Renováveis e Ambiente SA. Este parque possui 6 aerogeradores de 2,0 MW cada, instalados no topo de torres de aço com 76,15 m de altura, que suporta as pás de fibra de vidro de 42,5 m de comprimento.

O Parque Eólico de Chão Falcão II situa-se parte na Freguesia de Reguengo do Fetal e parte em São Mamede e pertence à empresa PECF – Parque Eólico de Chão Falcão, Lda. Este parque possui 11 aerogeradores com uma potência unitária de 2,3 MW, instalados a 80 m de altura, e com pás de 90m de diâmetro.

Ambos os parques entraram em funcionamento no ano de 2009.


Utilização Eficiente da Energia

Atendendo a que o consumo de energia está a aumentar de forma significativa, é fundamental a implementação de medidas conducentes à eficiência energética. O uso racional da energia passa pela adopção, no dia-a-dia, de medidas simples que se traduzem na poupança de recursos naturais e económicos, como por exemplo:

  1. Etiqueta EnergéticaComece a poupar no acto da compra. Tenha em atenção à etiqueta energética do equipamento e prefira sempre equipamentos de Classe A (elevada eficiência energética = menor consumo de electricidade). Na maior parte dos equipamentos eléctricos, um de classe A consome menos de 15% de electricidade do que um de classe B.
  2. Adquira um frigorífico de elevada eficiência energética e evite a sua colocação perto de fontes de calor. Ao abrir a porta poucas vezes, mantendo-a aberta durante o mínimo tempo possível estará a poupar até 25% de energia. Se evitar a acumulação de gelo nas paredes do mesmo, as poupanças de energia podem chegar aos 30%.
  3. Utilize a máquina de secar roupa se não for mesmo possível a secagem ao ar livre. Estes electrodomésticos consomem cerca de quatro vezes mais do que as máquina de lavar roupa.
  4. Tenha atenção aos consumos supérfluos, que não trazem qualquer vantagem em termos de comodidade. Apagar as luzes em zonas onde não está ninguém é um exemplo, mas dê também atenção aos consumos dos seus electrodomésticos em modo de espera (stand-by), pois representam quase 10% dos consumos de electricidade de uma casa.
  5. Evite o funcionamento em simultâneo dos electrodomésticos de maior consumo para não necessitar de contratar uma potência mais elevada.
  6. Faça um uso correcto do seu fogão e forno para não desperdiçar energia. Prefira panelas de pressão aos tachos e evite a utilização de recipientes metálicos cuja base seja menos que o bico ou placas eléctricas. Com os tachos tapados enquanto cozinha reduz as perdas de calor e o tempo de preparação dos alimentos, diminuindo em cerca de 30% o gasto de energia. Proceda a limpezas regulares e evite abrir a porta do forno demasiadas vezes enquanto cozinha.
  7. Caso opte pela tarifa bi-horária, mantenha o nível de consumos, deslocando apenas o funcionamento dos electrodomésticos mais consumidores de energia para os períodos de vazio, quando o preço da electricidade é menor.
  8. Antes de optar por sistemas de aquecimento ou arrefecimento, verifique o isolamento da sua habitação. Quando utiliza o aquecimento, regule a sua temperatura para valores até aos 22ºC. Assim, poupará entre 15 e 25% de energia. No Verão, se evitar a entrada de calor na casa (por exemplo, fechar os estores) poderá poupar 30% da energia.
  9. Para a iluminação, opte por lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes. São mais caras mas consomem apenas 1/5 da electricidade oferecendo a mesma luminosidade. Se apagar as luzes desnecessárias e optar por lâmpadas economizadoras pode poupar cerca de 25% de energia.
  10. Ao lavar a roupa numa máquina, com carga máxima, a temperaturas baixas (40ºC) poderá obter uma poupança de 55% dos gastos energéticos e de água. Utilize a opção de centrifugação apenas no Inverno.
Top