Sensibilização Ambiental
"A educação ambiental tem o objetivo de formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os seus problemas, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de compromisso que lhe permitam trabalhar individual e coletivamente na resolução das dificuldades atuais e impedir que elas se apresentem de novo". Carta de Belgrado Colóquio sobre Educação Relativa ao Ambiente, Belgrado, 1975
A educação ambiental é um vetor estratégico de intervenção para o Desenvolvimento Ambiental do Município. Educar as novas gerações na perspetiva de um futuro sustentável, em respeito pelo ambiente é uma das prioridades do Concelho.
A promoção de educação ambiental é fundamental para despertar a consciência dos cidadãos relativamente aos problemas ambientais, fomentar a mudança de atitude em prol do Meio Ambiente e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
As escolas são chamadas a assumir um papel líder no desenvolvimento de vivências sustentáveis, através de um processo progressivo de aplicação de ferramentas, mecanismos e prossecução de objetivos de curto, médio e longo prazo.
Nesse contexto, o ano letivo 2009/2010 marca o arranque de um conjunto de atividades no âmbito da educação ambiental e da Agenda 21 Local, a desenvolver pelo Serviço de Gestão Ambiental e por várias entidades com intervenção na área (Valorlis, Suma, Simlis), que se pretende que envolva toda a comunidade escolar.
O referido Plano é composto por diversas atividades de educação ambiental, que se encontram distribuídas por 4 grupos: Comemorações de Dias Temáticos/Efemérides, Concursos, Ações de sensibilização e Projetos.
O Plano de Educação Ambiental pretende ser uma ferramenta importante na educação para o Desenvolvimento Sustentável da comunidade educativa e da população em geral.
Para tal, necessitamos da colaboração das escolas e dos dirigentes das mesmas.
Como todas as ações locais resultam num todo que se traduz em ações globais, sugerimos que se envolva nas temáticas ambientais! Procure saber que atividades e concursos se realizam na escola dos seus filhos e/ou dos seus conhecidos e envolva-se!
Plano de Atividades de Educação Ambiental do Município da Batalha – Ano Letivo 2009-2010
Estudo de Otimização Energética em Edifícios Escolares do 1.º Ciclo de Ensino Básico
O referido estudo resultou de uma proposta apresentada pela Enerdura (Agência Regional de Energia da Alta Estremadura) a este Município. O projeto consistiu na realização de diagnósticos energéticos em 19 escolas do Município, tendo esta sido desenvolvida em três etapas distintas.
A 1.ª etapa consistiu no levantamento, junto dos serviços da Câmara Municipal da Batalha, dos consumos e custos relativos às fontes de energia e à água registados durante o período de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2007.
Após a receção e tratamento da informação solicitada, deu-se início à 2.ª etapa, com a deslocação dos técnicos da Agência a cada um dos edifícios do parque escolar do Município, no sentido de se realizarem os diagnósticos energéticos.
A 3.ª etapa culminou na elaboração do referido relatório, com a apresentação dos resultados obtidos no estudo de otimização energética.
Como resultado da realização dos diagnósticos energéticos aos edifícios do parque escolar do Município da Batalha, foram identificadas oportunidades de Utilização Racional da Energia (URE) ao nível das características físicas (vãos envidraçados, ventilação, isolamento) e energéticas (iluminação, climatização e aquecimento de águas quentes sanitárias).
Estudo de Otimização Energética em Edifícios Escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Instalação de Redutores de Caudal em Edifícios Municipais
O Município da Batalha, apostando numa política de racionalização de consumos de água, criou um projeto-piloto que visa a implementação de medidas de poupança de água, em alguns dos edifícios municipais. Numa primeira fase, os edifícios escolhidos para se proceder à instalação dos economizadores de água foram: Auditório, Biblioteca, Edifício dos Paços de Concelho, Campo de Ténis e Bar do Campo de Ténis. Estes edifícios foram selecionados pois são locais de referência para a população local, onde o projeto terá maior expressão.
Os economizadores de Água são peças complementares de torneiras que irão substituir os adaptadores de saída de água de cada torneira, reduzindo o fluxo em aproximadamente 50%. Nos chuveiros, o seu fluxo é reduzido aproximadamente para metade, em relação a um chuveiro vulgar. Serão também colocados economizadores de autoclismos, o que permite que em cada descarga sejam poupados 2 Litros de água.
O princípio de funcionamento dos economizadores de Agua e Energia é a emulsão, ou seja, a mistura de oxigénio com a água cria milhões de microbolhas, aumentando desta forma o volume e reduzindo simultaneamente o seu fluxo de água em 50%, causando assim a sensação de se estar a utilizar a mesma quantidade de água quando na realidade apenas é utilizada metade. É importante salientar que os economizadores de Água, não afetam a qualidade de vida do dia-a-dia ou o conforto, mas sim pelo contrário aumentam a sensação de conforto devido ao efeito de massagem causado pela emulsão ou jato de massagem (apenas em chuveiro).
A instalação destas peças permitirá uma poupança de aproximadamente 50% do consumo de água sem necessidade de troca de torneiras ou autoclismos, sendo que numa fase posterior irá proceder-se a uma análise de consumos, para se quantificar a poupança real.
Sublinha-se a importância e significado deste projeto, no sentido da utilização racional de um recurso tão importante como a água, sendo um inequívoco contributo para a desejada sustentabilidade do Concelho da Batalha.