Processo de classificação da “Procissão dos Caracóis” do Reguengo do Fetal como Património Cultural Imaterial vai iniciar

Segunda, 14 De Março De 2022

“Vamos ajudar a classificar a Procissão dos Caracóis como património cultural imaterial” é o mote da campanha lançada e que marca o início do processo de classificação como Património Cultural Imaterial da secular celebração das Festas de Nossa Senhora do Fetal, no Reguengo do Fetal, Concelho da Batalha.

A festa integra três procissões; a primeira procissão, realizada no último sábado de setembro, à noite, em que a imagem de Nossa Senhora parte da Ermida do Fetal para a igreja paroquial. No sábado seguinte, também à noite, a imagem faz o percurso inverso, devolvendo a imagem ao Santuário.

O processo de classificação desta singular manifestação religiosa envolve a Paróquia e a Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal, a Câmara da Batalha e o Museu da Comunidade Concelhia.

Constitui condição fundamental para a classificação a património cultural imaterial que a tradição/manifestação continue viva. E é exatamente o que acontece no Reguengo do Fetal. A “Procissão dos Caracóis” revela-se atualmente como o evento de maior expressão popular, envolvendo todas as gerações, incluindo os emigrantes desta localidade quem, anualmente, regressam dos mais variados locais propositadamente para participar na iniciativa.

O processo de instrução da candidatura apresenta-se complexo sendo necessário cumprir um conjunto de requisitos técnicos definidos. Numa primeira fase, o trabalho será efetuado em articulação com a Direção Geral de Cultura do Centro para, depois, ser submetido ao inventário nacional, através da Direção Geral de Património Cultural.

O caráter secular desta tradição tem vindo a ser registado em diversos documentos como fotografias, vídeos, artigos de jornal, livros, entre outros suportes que agora importa recolher com a importante participação de todos.

A campanha “Vamos ajudar a classificar a Procissão dos Caracóis como património cultural imaterial” incluirá a realização de uma exposição fotográfica alusiva às procissões, a exibir na Galeria do Posto de Turismo da Batalha, em dezembro. Para colaborar nesta campanha, a organização criou o email procissaodoscaracois@gmail.com para onde devem ser enviados todos os contributos.

Atendendo à relevância religiosa, cultural e patrimonial da procissão dos Caracóis do Reguengo do Fetal, o Presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, refere que a equipa constituída “irá promover todos os esforços no sentido do reconhecimento desta manifestação como Património Cultural Imaterial”.

“Ao encetarmos o processo de classificação da Procissão dos Caracóis como património cultural imaterial, estamos a contribuir para perpetuar esta manifestação singular da nossa região”, defende Raul Castro.

Assista aqui ao vídeo sobre esta manifestação religiosa.

Imagem da campanha promocional “Vamos ajudar a classificar a Procissão dos Caracóis como Património Cultural Imaterial”