Rio Lena faz fluir mais um projeto de colaboração entre o Museu e o Agrupamento de Escolas

Quarta, 23 De Março De 2022

“O Património e a Biodiversidade na Batalha em torno do Rio Lena – Conhecer para proteger” é o nome do projeto educativo desenvolvido pelo MCCB / Município da Batalha e o AEB - Agrupamento de Escolas da Batalha

O arranque foi dado no dia 22 de março, numa iniciativa assinalada com a plantação de três oliveiras, símbolo da paz, na Sede do Agrupamento.  Nesta ação simbólica, assinalaram-se os Dias Mundiais da Árvore e da Floresta, e da Poesia, tendo os alunos do 5º ano do 2º ciclo do AEB, a quem se destina o projeto, participado com momentos de poesia e música.

O projeto decorrerá ao longo do ano letivo, com diversas ações que envolvem a escola, o museu e a comunidade. As atividades são dirigidas aos referidos alunos, com a colaboração do Curso Profissional de Turismo do AEB, tendo por missão o conhecimento e a preservação da Biodiversidade e o Património Histórico em torno do Rio Lena.

Assinalam-se, das iniciativas a desenvolver, os percursos ao longo do rio, onde os alunos vão identificar as espécies de fauna e flora ao longo deste, bem como o património construído, em particular as antigas estruturas dos frades dominicanos (moinho, adega, lagar), inseridas na antiga cerca conventual do Mosteiro. Identificarão também os açudes, com vista a reconhecer a importância da água para as populações. Nas saídas, os alunos levarão consigo um caderno de campo e recolherão amostras identificativas da flora para depois analisar em sala de aula.

E é no espaço da escola que continua o projeto, relacionando as disciplinas de ciências da natureza, português e educação visual e tecnológicas. O programa culminará, no final do ano letivo, com uma exposição de trabalhos artísticos inspirados no tema do projeto, a ter lugar no Posto de Informação e Turismo da Batalha e com um percurso pedestre aberto à comunidade.

Este projeto de parceria Escola e Museu procura, assim, sensibilizar os mais jovens para a valorização do Rio Lena e do património local, através de atividades que juntam práticas museológicas e educativas.

 

Top