Museu da Batalha volta a ser premiado pela APOM

Quarta, 01 De Junho De 2022

O MCCB - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi distinguido com o prémio “Comunicação online” atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia que decorreu no dia 27 de maio, na Academia Militar, na Amadora.

A distinção atribuída, enfatiza a preocupação deste equipamento cultural tutelado pelo Município da Batalha, em criar e disponibilizar um repositório acessível online em linha com a sua missão inclusiva. Os diversos recursos multiformato disponíveis no site do Museu, em www.museubatalha.com permitem o acesso e o conhecimento dos temas em exposição e do acervo do MCCB, de acordo com a sua linha narrativa.

Entre outros elementos, o site contém audiodescrição em vários idiomas, Língua Gestual Portuguesa, bem como linguagem simples, garantindo a acessibilidade de todos onde se incluem pessoas com deficiência visual e auditiva. Também o público estrangeiro não foi esquecido.

Recorde-se que o MCCB havia sido distinguido, em 2020, com uma menção especial da APOM na área da acessibilidade. Esta associação, criada em 1965, atribuiu ainda o título de Melhor Museu Português ao MCCB, em 2012, e, em 2018, uma menção honrosa ao trabalho de investigação participada realizado sobre a exploração de carvão na Batalha.

Os prémios da APOM realizam-se anualmente e visam distinguir, através das competências de profissionais em museologia, as boas práticas dos museus portugueses em áreas como investigação, restauro, serviços educativos, exposições, catálogos, recursos multimédia, entre outros.

 

Top